Interações com as vitrines da Chaordic na abertura da Copa

Um desafio quando se trabalha com sistemas de larga escala é visualizar o comportamento desses sistemas em tempo real. Para isso é imprescindível um painel de monitoramento que permita visualizar as principais métricas e tomar ação quando algo não vai bem. Aqui na Chaordic os sistemas são monitorados 24/7 para garantir a melhor experiência com as nossas vitrines de recomendação.

Uma das métricas que monitoramos é a vazão do sistema, que permite saber quantas requisições estão sendo atendidas em um dado instante. No nosso caso, essa métrica está relacionada com a quantidade de vitrines mostradas para os usuários nas lojas virtuais dos nossos parceiros.

Em situações normais, a vazão nos permite ver, por exemplo, se o sistema está se comportando bem com o aumento da demanda, ou se algum problema causou uma queda repentina na quantidade de requisições sendo atendidas. Em tempos de Copa do Mundo, porém, é possível visualizar o impacto da cerimônia de abertura e do primeiro jogo do Brasil na quantidade de requisições que estamos servindo.

O gráfico anotado abaixo, mostra a vazão do nosso sistema entre às 14:30, uma hora antes da abertura da Copa do Mundo, e 20:00, uma hora depois do jogo do Brasil:

Alt text

A partir do gráfico, podemos identificar alguns fatos interessantes:

  • Houve uma queda de 40% no número de requisições entre às 14:30 e 15:30, horário oficial da abertura, indicando que muitas pessoas pararam o que estavam fazendo pra assistir a cerimônia de abertura da Copa.
  • Após o fim da cerimônia de abertura houve um crescimento no número de requisições, que não voltou ao patamar anterior pois provavelmente as pessoas estavam se deslocando ou se organizando para assistir o jogo.
  • As 17:00, houve outra queda expressiva devido ao início da partida.
  • Durante a partida, é possível ver claramente o impacto de cada um dos 4 gols na vazão do sistema:
    • O Gol contra foi o menos impactante, ou seja, os internautas brasileiros não pararam de interagir com nossas vitrines após o primeiro gol sofrido.
    • A maior queda de vazão se deu no 2º gol, pois como era um pênalti, gerou maior expectativa e atenção, então as pessoas se concentraram na TV para não perder o pênalti.
  • Um fato curioso, é que durante o intervalo houve um aumento no número de requisições, mas esse aumento não voltou patamar original no começo do segundo tempo. Talvez o jogo não estivesse muito interessante, e os menos empolgados deixaram de prestar atenção na partida e foram navegar na Web.
  • Ao final da partida, a quantidade de requisições aumentou novamente, voltando a normalidade.

Você achou essa análise legal e gostaria de desenvolver sistemas escaláveis que impactam a vida de milhões de pessoas? Estamos contratando! :]