Saldão Black Friday 2014

No último fim de semana tivemos o maior evento do e-commerce brasileiro, a Black Friday. Enquanto você se divertia na caça por promoções, a gente na Chaordic também se divertia mantendo as engrenagens girando para fornecer a melhor experiência de compra aos consumidores, promovendo o encontro entre eles e os produtos que mais lhes interessam.

Somente na sexta-feira registramos mais de 750 milhões de interações com nossos serviços partindo de 12,5 milhões de usuários. Isso representa aproximadamente 4 vezes o valor medido na sexta da semana anterior. Apesar disso, nossos servidores responderam em 55 milissegundos durante praticamente todo o evento. A robustez da nossa infraestrutura nos permite coletar e analisar terabytes de dados em poucas horas… e foi isso que fizemos após a Black Friday. Quer saber o resultado dessas análises?

Qual deve ter sido o tipo de produto que fez mais sucesso nessa edição do evento? Analisamos a descrição dos itens comprados e extraímos os termos mais populares. Os campeões de vendas foram os tênis. Confira a nuvem de palavras abaixo.

Essa edição da Black Friday foi um sucesso total, tanto para o comércio quanto para os serviços de personalização da Chaordic. Contabilizamos 1 milhão de pedidos com uma média de 1,8 produtos no carrinho. Tivemos participação com pelo menos um produto recomendado em 15% dos pedidos. Além disso, nesses pedidos contendo produtos que recomendamos, estes representaram em média 55% de todos os produtos do carrinho de compra!

Os carrinhos com nossas recomendações tinham em média 75% mais produtos que os carrinhos sem elas, o que ressalta a eficácia e importância de buscar soluções de excelência para personalização. Nossas vitrines foram peças importantes para promover a melhor qualidade de compra possível aos clientes das nossas dezenas de parceiros e elas foram clicadas 4,7 milhões de vezes.

Registramos uma enxurrada de promoções extremamente atraentes. Mais uma vez nossos parceiros trouxeram surpresas muito bacanas na Black Friday 2014. No total, foram 880 mil produtos com descontos de até 20%, 825 mil com descontos entre 20 e 40%, e 550 mil entre 40 e 80%. A figura abaixo mostra a proporção de produtos em cada faixa promocional.

Dentre os produtos com maior desconto, as cores mais frequentes foram (em ordem decrescente): preto, branco, azul, rosa e vermelho. Os campeões de desconto foram os DVDs, com uma média de 74% de abatimento. Na lanterna, com menores descontos, estão os livros. Veja o ranking dos campeões de promoções:

  1. DVD
  2. Blusa
  3. Sapatilha
  4. Vestido
  5. Câmera
  6. Calça
  7. Tênis
  8. Sandália
  9. Camisa
  10. Relógio

Ao longo de todo o dia, nossa infraestrutura mostrou-se robusta e atendeu às expectativas dos nossos parceiros. Recebemos um pico de tráfego na madrugada de quinta para sexta de aproximadamente 730 mil requisições por minuto (rpm). É possível observar na figura abaixo que ao longo da madrugada o tráfego decresce e volta a subir após as 5 horas à medida que as pessoas acordam. É possível perceber, também, um leve acréscimo após as 18 horas, quando as pessoas devem estar retornando do trabalho e aproveitam para conferir algumas últimas promoções.

Por volta das 23 horas da quinta-feira, próximo ao nosso pico de requisições por minuto, tivemos uma sobrecarga nos servidores de cache que causou uma leve queda no número de requisições atendidas. A ocorrência foi rapidamente contornada e a vazão do sistema retornou ao seu crescimento normal. O sucesso de toda a “operação Black Friday” na Chaordic foi bastante comemorado e nos deixou diversos aprendizados. Que venham outras sextas-feiras negras!